CAMINHO DA FÉ

Como se preparar para uma peregrinação no Caminho da Fé

Decidiu fazer uma peregrinação no Caminho da Fé, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, eu já passei por isso. Verdade seja dita, uma viagem começa muito antes do primeiro passo e, sendo assim, requer um planejamento e uma preparação. 

Você sabe por qual cidade vai começar? Sabe onde buscar por informações? Descobriu como adquirir sua credencial? Tem certeza do porquê vai empreender essa jornada? Tem ideia de como carregar seu dinheiro? Bom, se você respondeu “não” para qualquer uma dessas perguntas, continue lendo e descubra as 5 coisas que você precisa fazer antes de peregrinar no Caminho da Fé.

1. Organize seu roteiro de peregrinação pelo Caminho da Fé

A primeira coisa a fazer é decidir quando você vai percorrer a peregrinação do Caminho da Fé. Sabemos que as estações do ano no Brasil não são extremamente definidas e, muitas vezes, o outono pode se parecer com o verão. No entanto, a região de Campos do Jordão, onde a altitude chega a 1820 metros, sempre apresenta um clima mais frio. Dessa forma, durante o inverno, a região pode se tornar mais desafiadora, com longos trechos de nevoeiro.

A segunda coisa que deve ser feita é uma planilha do seu trajeto. Quer saber como fazer? Fácil, escolha qual será seu ramal de saída – clique aqui para saber quais as opções – e em seguida organize uma lista das cidades nas quais você vai passar durante a caminhada. Observe este exemplo:

Perceba que nesta planilha eu descrevi a quantidade de kms a serem percorridos a cada dia e sinalizei a cidade da qual parti, assim como, a qual planejei chegar no final do dia. Ou seja, construindo seu roteiro desta maneira você será capaz de calcular quanto tempo precisa para percorrer todo o caminho, bem como qual deverá ser sua preparação física. Isso porque, andar 20 km por dia é muito diferente de caminhar 40 km.

2. Busque por informações sobre o trajeto de peregrinação do Caminho da Fé

Neste blog você encontrará muitas informações sobre o Caminho da Fé. Aliás, eu mesma percorri o Caminho da Fé no ano de 2015, saindo do ramal de Mococa-SP e, depois, em 2019 até os dias de hoje, guiando grupos. Portanto, se você ainda não viu os outros posts sobre essa peregrinação, clique aqui e confira esse brilhante conteúdo.

Outra fonte de informação para seu planejamento é o nosso canal no YouTube. Preparamos por lá um conteúdo muito visual e rápido de ser consumido. 

A Associação dos Peregrinos do Caminho da Fé possui um site oficial repleto de conteúdos relevantes. Por lá você terá acesso as informações sobre os ramais de saída, os roteiros de cada cidade, as novidades de parcerias, os depoimentos de outros peregrinos e muito mais.

Agora, se você quer interagir com outros peregrinos e trocar informações, sua fonte de pesquisa deve ser os grupos no Facebook. Por lá, além de descobrir o que atual está acontecendo no Caminho da Fé, você pode conhecer outras pessoas que planejam iniciar o percurso no mesmo período que você e, quem sabe, arrumar uma companhia para sua peregrinação.

Indicamos esses dois grupos:

. Caminho da Fé;

. Associação Amigos do Caminho da Fé.

3. Adquira sua credencial do peregrino

Mas Cá, o que é a credencial do peregrino? A credencial do peregrino é o documento oficial que dá acesso a hospedagem e, posteriormente, ao certificado Mariano – certificado de conclusão do Caminho da Fé. Para ganhar essa certificação você tem que percorrer pelo menos os últimos 100 km.

As credencias estão sempre disponíveis nos ramais de saída. No entanto, entre antes em contato por telefone e confirme se o estabelecimento tem o documento para venda. Quando fiz a caminhada, saindo de Mococa-SP, o hotel cadastrado pela Associação do Caminho da Fé não tinha o documento. Sendo assim, carimbei em um pedaço de papel e só consegui comprar a credencial em Águas da Prata – cidade sede da Associação do Caminho da Fé. 

4. Planeje-se financeiramente

Devo carregar uma quantia grande de dinheiro ou sacar conforme avanço no Caminho? Os dois. Até porque a grande maioria das pousadas e albergues não aceitam cartão. Sendo assim, você deve levar uma quantia de dinheiro com você, bem como um cartão para sacar conforme avança no trajeto à Aparecida.

Certifique-se de que seu banco está presente nas cidades do roteiro e sinalize em sua planilha onde poderá realizar os saques. Desta forma, você ficará tranquilo e terá a certeza de poder retirar dinheiro de tempos em tempos, não correndo o risco de ser pego desprevenido.

5. Defina seu propósito

Por que você decidiu percorrer o Caminho da Fé? O que te motiva? É pelo exercício físico, pela religiosidade, pela espiritualidade, pela troca cultural ou pelo desafio? Enfim, seja qual for sua motivação é muito importante estar consciente dela não só na cabeça mas, principalmente, no seu coração.

Digo isso porque completar uma peregrinação no Caminho da Fé não é fácil. Você vai sentir o corpo doer, os pés ficarão machucados, você testará seus limites e enfrentará adversidades. Entretanto, se o seu propósito for muito claro, nada vai te impedir de concluir o objetivo. 

Entendido?

Saber o que se deve fazer antes de ir para o Caminho da Fé é, de certa forma, começar a viagem antes mesmo de dar o primeiro passo. Lembre-se que uma boa preparação pode fazer da sua experiência ainda mais agradável e transformadora. O caminho está traçado, agora basta colocar tudo em prática com consciência e sabedoria.

Gostou do post e quer saber ainda mais sobre mim e sobre este projeto cheio de propósito que é a Natrilhas? Então, siga meus perfis no FacebookInstagramYouTube e Pinterest.

59 Comentários

      • António Nicomédes

        Olá, Carina. Tudo bem?

        Você poderia me falar quanto custou a sua última viagem?
        Imagino estar desatualizado, bastante desatualizado, por sinal, mas queria sua colaboração.
        Organizo minha primeira caminhada e seu blog tem sido de muita valia.

        Parabéns e obrigado!

    • Erinaldo De Brito Santos

      Vou me programar pra ir nas minhas férias, mas fazer o caminho da fé de bike, moro na Paraíba gostaria de mais informações em relação a gastos grupos e etc…

    • Bruna Aparecida de Almeida

      Olá

      Gostaria de algumas informações por favor!

      Primeiro, gostaria da planilha para que eu possa me organizar melhor em questões financeiras principalmente.
      2 coisa, quais as programações de vocês?
      Qual a cidade mais proxima de são paulo, capital para a saida?

      Muito obrigada pelas informações, amei o blog, e o canal no youtube, ja me inscrevi. Quero ir muito em breve, estou me preparando.

      Fique com Deus e Nossa Senhora!!

  • NILVANA GOMES FELIPE CARMO

    Qual o custo aproximado durante toda a peregrinação? Vamos sair dia 04 para chegarmos até 12/10.
    Quantas e quais peças de roupas as mulheres devem levar?

  • Ricardo

    Boa tarde.
    Quero fazer o caminho da fé saindo de São Carlos, gostaria de saber na sua opinião, se, seria melhor eu fazer o caminho pela primeira vez em grupo ou se consigo fazer sozinho e não me perder, outra coisa, é melhor deixar as pousadas já pagas ou tem como pagar no ato que chega.
    Obrigado.

    • carinacosta134

      Oi Ricardo, tudo bem? A peregrinação em grupo e em solitário são duas experiências totalmente diferentes.
      O caminho é muito bem demarcado, então você não corre nenhum risco em se perder. Quanto a segurança, entre em contato com a Associação do Caminho da Fé para ter uma resposta mais atualizada a respeito de intercorrências neste trajeto.
      Sobre as pousadas, é melhor agendar com antecedência, mas o pagamento pode ser feito no ato (na grande maioria delas).
      Se quiser fazer em grupo, temos um novo grupo para Dezembro. Entre em contato para maiores informações 🙂

  • Valdir

    Eu e minha esposa decidimos fazer o caminho no carnaval de 2020 época que pegaremos férias, estamos na fase de coletar informações e já começamos nossas caminhadas diárias aqui em Curitiba para ganhar resistência e criar os calinhos nos pés, por ser nossa primeira peregrinação faremos a partir do caminho mais curto (Paraisópolis).
    Uma coisa que ainda nos preocupa é se existem pousadas intermediárias entre uma e outra cidade, notamos que os viajantes executam cada canal durante um dia, mas nosso medo é se ocorrer algum imprevisto no meio de cada canal (tempestade,machucado mais grave, etc…).

  • Marcia Henriques

    Gostaria de fazer o caminho em 2020 mas desejo fazer junto com outros peregrinos. Sou de São Paulo capital. Já existe alguma formação de grupos? preciso também saber quanto custa pois não tenho muitos recursos. Agradeço um rerorno

  • Cláudia Casemiro

    Bom dia !

    Sou de Santa Catarina e gostaria de saber se têm alguma dica sobre melhor forma de chegar até Águas da Prata onde eu pretendo fazer caminho com vocês?

  • saulo trevisan oliveira

    Bom Dia…
    Tudo bem? gostaria de fazer o caminho a pé, saindo de Ribeirão preto.
    Sabe me informar se ha algum grupo disponível nos meses de setembro, outubro de 2020?
    Grato

  • Joao carlos

    Quantos km mais ou menos os pelegrinos caminhao por dia e quanto mais ou menos vou gastar em dinheiro da cidade de sorocaba ate aparecida , fazer a caminhada a pe .

    • Cá Costa

      Não há ramal oficial saindo da cidade de Sorocaba. Se quiser participar de um dos nossos grupos, Você pode falar com a Cris, nosso atendimento
      Manda um WhatsApp para ela.

      (16) 99319-1160

  • Juliana Avendanha

    Olá Carina, excelente dia!

    Estamos programando eu e meu marido de fazermos o Caminha da Fé este ano. Assistimos seus vídeos e adoramos.
    Gostaria muito de saber um custo médio diário (com pousada e alimentação) para percorrermos o Caminho, assim poderemos nos programar.
    Se puder me responder ficarei muito grata.
    Parabéns pelo seu site e pelas informações. Adoramos!!!!
    Grande abraço
    Juliana

    • Cá Costa

      Oi Marisa, tudo bem? Nós temos grupos para Aparecida, partindo de Estiva-MG. Para mais informações basta nos chamar pelo whatsapp – 016 99319-1160

  • Luiz Fernando

    Bom dia Carina!

    Eu e mais duas pessoas estamos com a intenção de realizar o Caminho da Fé em Outubro de 22, partindo de Paraisopolis.
    Voce possui grupo partindo de Paraisopolis, previsto para este periodo ?
    ou
    Voce tem o serviço de montagem do roteiro (dias de caminhada, o que levar na mochila, onde se hospedar, reservas nas pousadas, etc…)?

    Obrigado desde já.

    Luiz Fernando

    • Cá Costa

      Oi Luiz, tudo bem? Ainda não temos grupo programado para outubro. Porém, temos sim o serviço de assessoria para o Caminho da Fé. Neste serviço oferecemos duas reuniões online para ajudar na montagem da mochila, preparação e organização da expedição. Além disso, fazemos todas as reservas nas pousadas e montagem das mochilas. Se tiver interesse, pode enviar email para natrilhas@natrilhas.com.br

  • Fabiano Biazotti Oliveira

    Olá, bom dia! Gostaria de saber sobre o custo para fazer o caminho da fé, partindo de mococa. Desde já, agradeço.
    Fabiano Biazotti

    • Cá Costa

      Oi Fabiano, tudo bem? Nós temos grupos para Aparecida, partindo de Estiva-MG. Para mais informações basta nos chamar pelo whatsapp – 016 99319-1160

  • Ana Claudia Frutuoso de FIgueiredo

    Ola Carina, gostaria de saber se tem grupos previsto para o Caminho da Fe no segundo semestre de 2022 agora saindo de Aguas da Prata. Fico no aguardo. Grata.

  • Zyppo Chagas

    Olá, tudo bem? Espero que sim! Gostaria de saber em que época do ano seria ideal para fazer o caminho , já que passamos por regiões muito frias e altas. E como contato uma pousa para sair de Águas de Prata. Vou sair do Rio de Janeiro e acredito que vou deixar meu carro no Rio e ir de ônibus. Vou fazer o caminho sozinho e não quero deixar meu carro na cidade de Águas de Prata e voltar para pegar. Desde já agradeço sua atenção. Grande abraço. Zyppo Chagas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.